28.3.17

Energia elétrica chegou ao distrito de Rio Pardo, Rondônia! (Eletrobras investiu R$ 7 milhões).


Por Val Barreto

A energia elétrica foi ligada no dia 28 de marco, 2017, contudo a inauguração oficial pela Eletrobrás somente ocorreu no dia 17 de abril na E.M.E.F Rio Pardo.

Os moradores do distrito de Rio Pardo, pertencente ao município de Porto Velho, Rondônia, há 160km da capital, já desfrutam da energia elétrica em suas casas.

O distrito de Rio Pardo existe há 18 anos e somente agora o sonho da energia elétrica está sendo possível. Esse foi um marco e alguns moradores comemoram com fogos de artifício essa conquista.

A Eletrobras Distribuição Rondônia investiu no Distrito de Rio Pardo aproximadamente R$ 7 milhões de reais.  Rio Pardo recebe um sistema compreendido de rede de transmissão, na tensão de 34,5 kV, com 80 km de extensão, entre o município de Buritis e a cidade de Rio Pardo.


Infelizmente a energia está sendo interrompida com grande frequência e com uma grande demora para ser religada. A falta de energia desanimou os moradores, houve vezes de ficar quase 3 dias sem energia, o que gera desconforto para aqueles que se desfizeram dos motores/geradores de energia, e quem nunca teve, pois o prejuízo e o desconforto é muito grande. 

17.3.17

E.M.E.F Rio Pardo - Escola Municipal de Rio Pardo - Distrito de Rio Pardo, Rondônia - (Fotos, Endereço e Infraestrutura).

Por Val Barreto


A (Escola) EMEF Rio Pardo é uma Instituição pública de ensino que oferece escolaridade para o público Infantil do Distrito Rio Pardo, pertencente ao Município de Porto Velho, Rondônia.


ENSINO E ESTRUTURA FÍSICA

A escola oferta a etapa “Ensino Fundamental” do 1º ao 5º ano e teve suas obras concluídas em 2016, oferecendo instalações novas em alvenaria com 11 salas de aulas, incluindo sala de diretoria, sala de professores, cozinha e banheiros, despensa, Pátio descoberto e Área verde.

LOCALIZAÇÃO

A Escola EMEF Rio Pardo fica no Endereço: BR 364 Flona Bom Futuro - Linha Caracol Km 90, Distrito de Rio Pardo Zona Rural de Porto Velho - RO  CEP: 76840-000 Telefone (69) 3238-3248

GESTÃO – DIREÇÃO DA ESCOLA

Durante muito tempo, a E.M.E.F Rio Pardo esteve na gestão dos professores Salete Fogaça, Marilda Barbosa e Reginaldo Mariano, eleitos pela gestão democrática, pelos pais dos alunos e comunidade.

Com o final da gestão em 31 de dezembro, 2016 e fim da gestão democrática no município de Porto Velho, com a nova administração do prefeito Hildon Chaves, foram empossados por indicação política, a diretora: Edilaine Moraes, vice-diretora: Patrícia Regina Leite e secretário escolar: Valter Henrique da Conceição.

EQUIPE PEDAGÓGICA DA E.M.E.F RIO PARDO.
Quadro de funcionários


Servidores estatutários
Funcionário
Cargo
Vínculo
Carga horária
Adriana Souza Nunes
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Alciene Barbosa Carneiro
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Carla Delizandra Gonçalves Souza
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Fátima da Costa dos Santos
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Leonice Dantas da Silva Amaral
Professora Nll
Estatutário
60 HS
Marilda da Silva Barbosa Oliveira
Professora Nll
Estatutário
25 HS
Pedro Gomes de Oliveira
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Reginaldo Cícero Mariano
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Ricardo Bernardo Rodrigues
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Rosenilda Aparecida Costa Araujo
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Salete Fogaça da Silva Santos
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Valdineia Barreto Coelho
Professora Nll
Estatutário
40 HS
Edilaine Ramos da Paz
Diretora.
Estatutário
40 HS
Patrícia Regina Leite
Vice-diretora.
Estatutário
40 HS
Servidores cedidos
Marilda da Silva Barbosa Oliveira
Professora Nll
Cedida
40 hs Jí Paraná
Ligia Vania Rodrigues
Professora Nll
Cedida
40 hs Buritis
Salete Fogaça da Silva Santos
Professora Nll
Cedida
20 hs Buritis
Valter Henrique da Conceição
Atual secretário.
Cedido
60 hs Buritis
Jesabel Cristina Silva Pinto
Professora Nll
Cedida
20hs Buritis
Laudiceia Gabriel O da Silva
Merendeira
Cedida
40 hs Buritis
Maria Eunice Lopes
Aux. Serv. Gerais
Cedida
40 hs Buritis
Joel Fogaça Da Silva
Vigia
Cedido
40 hs Corumbiara


INFRAESTRUTURA

A escola possui: água filtrada, água de poço artesiano, energia de gerador, fossa e equipamentos como: TV, DVD, Internet e Copiadora.
A nova escola oferece uma infra-estrutura apropriada, contudo o apoio na mudança e na organização não foi suficiente para que a inauguração seja perfeita, mas certamente foi feito o melhor, diante de todas as limitações.


A mudança da escola antiga para a escola nova iniciou na segunda-feira (21/03/2016) e contou com a colaboração do corpo docente da escola, direção, equipe pedagógica, colaboradores e demais funcionários que levaram todos os recursos didáticos, recursos permanentes e consumíveis para as novas instalações.
 Funcionários efetuando a mudança da escola antiga.


As novas instalações oferecem um espaço mais amplo, todavia, muitos recursos didáticos ainda não estão a disposição, sendo utilizados cadeiras e mesas antigas, mas segundo informações da SEMED, tais recursos como cadeiras novas, armários e mesas estarão disponíveis para uso em breve.
A escola oferta o ensino do 1º ao 5º ano do ensino fundamental no período matutino e vespertino.
A escola recebeu livros didáticos novos do Ministério da Educação em 2016, financiados com recursos do FNDE (Fundo Nacional da Educação), e serão disponibilizados para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que se encontram devidamente matriculados na escola. 
Equipe pedagógica preparando a escola para a inauguração no feriado da sexta-feira santa.



Redação/texto/Fotos por Val Barreto.

O vocabulário próprio de Rio Pardo: expressões, dialetos e seus curiosos significados.

Foto: Reprodução.
Por Val Barreto

Todo lugar tem seu próprio jeito de falar. As pessoas dão ao lugar formas diferentes de expressar sua vivência em seu cotidiano, através de uma linguagem peculiar, formada pela relação dos sujeitos e a comunidade em que vivem.

O distrito Rio Pardo, em Porto Velho, Rondônia possui características próprias e que são a marca da comunidade na qual estão inseridos. Confiram algumas expressões mais usadas em Rio Pardo e seus diferentes significados:

14.3.17

A economia do distrito Rio Pardo, Rondônia: A diversidade produtiva como característica marcante!

Foto: Reprodução - Imagem meramente ilustrativa.

Por Val Barreto

AGROPECUÁRIA

A economia mais predominante do distrito de Rio Pardo, Rondônia é a agropecuária. Os proprietários e pequenos proprietários rurais, praticam técnicas que envolvem animais bovinos, ou seja, possuem grandes e pequenas quantidade de gado que são tratados em seus sítios e chácaras e ainda, há os que não possuem terra e fazem arrendamento de pasto para tratar do gado e pagam uma valor por cabeça. O gado é vendido a frigoríficos locais e externos que abastece a população e qualquer comprador, além das vacas que são reservadas a comercialização de leite.

13.3.17

#Saúde: Unidade/Posto de saúde do distrito Rio Pardo, RO.


Por Val Barreto.

No distrito de Rio Pardo, não há hospital, nem UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou Policlínica, contudo, há um posto de saúde que está nos padrões das Unidades de Saúde da Família de Porto Velho, com uma equipe que atende a comunidade de Rio Pardo, da melhor maneira possível, de acordo com as limitações, difícil acesso, falta de recursos e profissionais. 

10.3.17

Prefeitura conclui recuperação de estrada no distrito de Rio Pardo para melhorar o acesso dos ônibus escolares!


Por Val Barreto.

Que o transporte escolar encontra desafios para chegar até a escola, não é nenhuma novidade. O problema persiste, de forma ainda mais grave com os ônibus que levam as crianças para a E.M.E.F Rio Pardo, que muitas vezes levam os motoristas da empresa “Amazon Tour” a fazer verdadeiros malabarismos.