IDEB: Alunos da “E.M.E.F Rio Pardo” farão provas para avaliar conhecimento!


Por Val Barreto.

Nesta quarta-feira (14 de junho, 2017), os alunos do 5º ano do ensino Fundamental da E.M.E.F Rio Pardo, juntamente com 5.782 alunos do município de Porto Velho fazem provas de português, matemática e de questões socioeconômicas, com aplicação idêntica às provas do IDEB, do MEC (Ministério da Educação).

As provas serão aplicadas a partir das 07h30min no período da manhã e a partir das 14h30 no período da tarde, pela professora Rosenilda Costa, que irá aderir a proposta do secretário, a meta é diagnosticar a realidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do município.


O prefeito prometeu beneficiar os funcionários da escola Rio Pardo e demais redes do município com um 14º salário, que caso a nota atinja a média, receberão o dinheiro desde o porteiro até a cozinheira, afinal, todos os funcionários da escola e não somente os professores são parte relevante no processo de ensino e aprendizagem.

Inédita, a iniciativa, denominada “Avalia Porto Velho”, é uma preparação para a Prova Brasil, do INEP, e marca a agenda estabelecida pelo prefeito Dr. Hildon Chaves, de recolocar, até o ano de 2020, o município no topo do Ideb, atingindo a meta 6. Hoje, diz Marques, está em 4,8.

Também chamada avaliação institucional, a medida se concretizará com aplicação de provas aos quase seis mil alunos do 5º ano (3.990 da zona urbana e 1.379 da zona rural) e 413 do 9º ano – 105 urbanos e 308 rurais – totalizando 5.782.

Trata-se ainda de um projeto-piloto, mas Marques explica que a gestão do dr Hildon Chaves já toma medidas com vistas à recuperação do tempo perdido por Porto Velho nas avaliações do Ideb. “Em 2011, 2013 e 2015, Porto Velho não atingiu os índices, e a avaliação de agora diagnosticará o desempenho dos alunos para, em 2018, agirmos para mudar a realidade”, diz.

Com os resultados obtidos nos exames de agora, executados através do Departamento de Políticas Educacionais e da Divisão de Avaliação e Indicadores, a Semed saberá onde agir, qual o universo de estudantes a ser trabalhado e através de que ações isso será possível. Assim, os estudantes terão que responder a 44 questões de português e matemática, além outras socioeconômicas.

Para aplicar o Avalia Porto Velho, a Semed reunirá os alunos em 88 escolas, das quais 55 urbanas e as demais, rurais. Serão 235 turmas e 235 aplicadores de prova, 60 dos quais dedicados a turmas consideradas especiais. Nas unidades escolares atuarão ainda 127 coordenadores de aplicação dos exames.


Fonte: Comdecom – P.M.P.V

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.