Deputado pede fim da lei que criou a reserva Bom Futuro em Rio Pardo.
Segundo ele foi um presente de grego ao governo de Rondônia, pois neste processo, 150 famílias ficaram de fora da demarcação, e que perderam terras e gado e tudo o que tinham.
O parlamentar comentou que se criou expectativa para o assentamento destas famílias e que de repente virou uma Área de Preservação Ambiental (APA). “Estas pessoas hoje estão oprimidas, com fiscalização, pois tem de cumprir leis rígidas e não tem espaço para produzir”.
Segundo ele a promessa é que dentro da APA seria criada uma floresta estadual com a garantia de 50% de manutenção da área.
Edson Martins relatou, que em reunião com o secretário de Meio Ambiente no período da manhã, se tentou encontrar uma saída. “As pessoas estão desesperadas, após tanta luta. A luta termina com a floresta estadual pegando 80% a 90% da área”.
Pediu para que a Assembleia encaminhe, em nome de todos os deputados, um requerimento aos senadores para resolver a situação, em favor da população de Rio Pardo. “Precisamos pedir aos senadores para revogar artigo onde foi criado a APA e a reserva, o que inviabiliza a vida destas pessoas que moram ali em Rio Pardo”, declarou Edson Martins.
Finalizou relatando que o maior problema de Rondônia é a regularização fundiária. “Achava que era saúde, mas me enganei. A saúde avançou, mas a questão fundiária cresce a cada dia. Este é um problema em todo o Estado”.
Nenhum comentário: